#08 - 5 dicas para começar a ser mais sustentável 2

#08 – 5 dicas para começar a ser mais sustentável

Bem, eu ainda não sou nenhuma sumidade em Zero Waste. Estou entrando nesse mundo agora. O meu sócio, o Gustavo, já vive nesse ambiente há muito tempo.  Por isso trocamos um pouco e vou falar aqui algumas coisas que tenho aprendido e estudado sobre sustentabilidade bom que aprendemos juntos, né?

O primeiro de tudo é entender que existem diversas atitudes que tomamos de forma inconsciente que afetam bastante o meio ambiente. O que eu tenho adotado é nada de PLÁSTICOS. Os plásticos, normalmente, demoram 400 anos para se desfazer no meio ambiente. –

Gente, 400 anos são 4 vidas nossas se chegarmos aos 100 anos. É muito tempo.

Sendo assim eu costumo a olhar os plásticos com cautela. Mas vamos para o tópico. E aqui embaixo eu vou dizer 05 dicas para começar a ser mais sustentável.

Dica 01 : Lencinho

Meu avô sempre levava um lencinho para tudo quando era canto. E estava pensando nele aqui com  as minhas pesquisas. O lencinho de pano pode nos salvar em diversas situações e dá para levar na bolsa tranquilamente. É ótimo para secar as mãos em banheiros públicos, lágrimas inesperadas (nos ataques inesperados com os ex-crushs), embrulhar guloseimas e, claro, fungadas.

Eu sou meio alérgico, e principalmente nas minhas idas à São Paulo o clima e a poluição podem atacar uma alergiazinha, nada desesperador. Mas pensando aqui, se eu tivesse substituído os lenços de papel pelos lencinhos de pano. Com certeza meu nariz não sairia esfolado dessas viagens.

Dica 02: Panos de Pratos

Vai falar que não é tentador usar só papel absorvente. Nossa quando eu descobri isso eu só usava o papel, para secar tudo. Sim, dei mole. Ainda não era consciente.

O papel absorvente pode ser facilmente substituído por panos de prato preferencialmente 100% algodão, eles absorvem bem a água ou líquido que você queira enxugar. Como todo virginiano, eu gosto de ter todos os panos de pratos da mesma cor, modelo, tamanho de preferência brancos. Mas nem sempre funciona assim.  

Outro aliado é deixar pegar um ventinho! Principalmente a louça que acabou de lavar. Não necessariamente precisa enxugar, guardar tudo na hora. Pode deixar tomar uma brisa e secar sozinha. Vai, todo mundo precisa de um arzinho as vezes 😀

Dica 03: Adeus ao tupperware de plástico

 Já deixou um macarrãozinho ao sugo em um pote plástico e depois se perguntou, como você tira a mancha vermelha, de lá depois do molho ter penetrado no pote?

Sim o plástico está suscetível a penetração e o inverso também pode acontecer. Quando você armazena alimentos em plástico, especialmente se for aquecido, essa parede de plástico se infiltrará em seus alimentos.

O BPA Free (vou estudar mais e faço um post aqui :D) também não é seguro. Opte por vidro ou aço inoxidável, além de serem dois dos produtos mais recicláveis, você não precisa se preocupar com a contaminação.

Dica 04 – Abandone as garrafas plásticas

Gente, fiquei chocado ao saber que as garrafas plásticas são um dos itens mais comuns em aterros sanitários, sendo que plástico = 400 anos.

As garrafinhas d’água tem uma taxa de reciclagem incrivelmente baixa. E acredite é necessário o consumo de 3 litros de água para colocar meio litro em uma garrafinha, acredita?

Então se acostume com a garrafinha ou o copinho eco. Hoje em dia, temos a lei da água da casa. Tem um insta bem interessante aqui do Rio @aguadacasa que diz as melhores águas do Rio de Janeiro e do Mundo. É só pedir pra encher a garrafinha e vo alla, o bolso e o planeta agradecem.

Dica 05 – Utilize Ecobags

Essa é batata, já falamos várias vezes sobre as ecobags. Agora os mercados podem cobrar pelas  sacolas plásticas e vendem também ecobags. Mas a maioria das Ecobags de mercado são de plástico. Então se você e nem a sua ecobag de plástico são highlanders e vão durar por 400 anos não faz muito sentido, né? Mas se você for, relaxa não vamos cortar sua cabeça . 😀

A nossa dica é utilizar ecobgs feitas de pano, temos aqui na Vida Liberta as ecobags da Echo Store. Quem faz é a Dudinha e ela é uma fofa, tem 19 anos e já está empreendendo para um mundo melhor. <3

Em breve eu volto com mais dicas e sobre o que eu estou aprendendo nessa caminhada sustentável.

Se curtiu compartilha esse conhecimento 😀

Se tiverem mais assuntos legais para pesquisarmos juntos pode falar também <3

Compartilhe!

Deixe um comentário

Rolar para cima