#13 - Posso congelar leites vegetais? 2

#13 – Posso congelar leites vegetais?

Posso congelar leites vegetais?

Não é de hoje que sabemos que o leite além de ser ruim para as vaquinhas, é um dos principais motivos do desmatamento. Na verdade, a pecuária é sempre ruim de alguma forma. E precisamos tentar ao máximo reduzir esses alimentos do nosso dia a dia.

Já explicamos como se fazer leite vegetal no nosso Pinterest. Mas será que é necessário fazer o mesmo procedimento sempre que eu vou tomar meu leitinho no café da manhã atrasado para o trabalho?

Podemos melhorar. Nós sabemos que os leites vegetais, como o leite de coco, leite de aveia, castanhas, avelã etc. que fazemos em casa são naturais. Normalmente os produtos naturais têm uma validade menor que os industrializados. Por não conter agentes químicos, conservantes, estabilizantes e etc.

Mas você pode congelar todos os seus leites vegetais. Quando eu trabalhei em uma fábrica de sorvetes Vegs. Era muito leite de castanhas que utilizávamos. E no primeiro momento comprar de um fabricante local era fundamental. Aí que aprendi como o congelar o leite vegetal.

O leite se acomoda no processo de congelamento, por isso pode ficar um pouco granulado ao descongelar, mas está perfeito para o uso, quando aquecido você não nota os grãos, é ótimo para cozinhar.

Mas como congelar leites vegetais?

Basicamente é só colocar em um pote e congelar! Nenhum mistério. Com essa ação você já aumenta a vida do seu leite vegetal por 3 meses. Mas vamos dar umas dicas de como congelar de forma mais sustentável.

Utilize embalagens de vidro para congelar leites vegetais.

Quem nunca colocou algo no congelador em um pote de vidro e ele quebrou? Normalmente quando colocamos algo no freezer o material congela e dilata, aumentando o seu tamanho. Então se o vidro estiver cheio não tem espaço para leite expandir e ele vai estourar seu vidro. Então a dica é: Coloque em potes com a boca larga e deixe no mínimo 1/3 do pote vazio, para que o leite possa dilatar tranquilamente.

Utilize forminhas de gelo para congelar leites vegetais.

Outra super dica é utilizar as forminhas de gelo, preferencialmente as de inox. Mas se você não tiver tudo bem! Colocar sua forminha de plástico no lixo e substituí-la por uma forminha de inox não é de forma alguma, sustentável. No entanto, se você não tiver uma forminha, poderá obter lindas de inox, aquelas com manivela ajudam muito a soltar o gelo.

Elas ajudam muito no dia a dia. Se você não tem uma fábrica de sorvetes é bem capaz de precisar do leite vegetal apenas para acompanhar o café ou fazer alguma receita.

Como o leite vai estar separados em cubinhos você vai poder utilizar a quantidade ideal para cada momento.  Cubos congelados também podem ser adicionados a smoothies. Adoro combinar o leite de coco com morangos. Se os 2 estiverem congelados você pode adicionar um pouquinho de água.

Mas você ainda não sabe fazer leites vegetais.

Veja no nosso Pinterest.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Rolar para cima