#22 – Você sabe o que são eletrônicos refurbished?

Estava lendo um artigo, que dizia que o mercado de “refurbished” era um dos maiores mercados de tecnologia nos Estados Unidos. Faturando 10 bilhões por ano.

O que é refurbished?

O termo refurbished é associado a aparelhos eletrônicos que eram peças de exposição e retornaram ao fabricante, que foram consertados após não terem sido aprovados em um dos testes da linha de produção ou que estão fora de linha. Dispositivos assim são mais baratos, mas será que vale a pena adquiri-los? Confira os prós e contras e descubra o que deve ser avaliado na hora de comprar produtos do gênero.

Aqui no Brasil refurbished não é muito usual, na verdade, ainda não vi nenhuma loja vendendo refurbished como nos Estados Unidos. Mas quando eu morei em NYC eu via muito esses tipos de aparelhos vendendo nas lojas de celulares. Hoje em dia, eles são vendido em sites no exterior chegando aqui depois de taxas.

A partir de 2017, mais consumidores tomaram conhecimento do mercado de refurbished e passaram a optar por esses aparelhos em vez de novos. De acordo com a Counterpoint Research , o mercado global reformado para telefones celulares refurbished cresceu 13% em um mercado com cerca de 140 milhões de produtos.

O mercado está passando por mudanças, e o crescimento não vem só dos celulares. Mas Pcs e laptops por um renascimento. Tem tempo que não vemos uma mudança significativa nesses tipos de produtos. Como o Iphone teve, por exemplo. Vemos uma crescente mudança de perspectiva. Hoje startups, órgãos de educação e etc já utilizam esse tipo de produtos por conta do preço mais baixo.

Os consumidores também não ficaram para trás com uma pesquisa recente com mais de 1.400 compradores online, descobrindo que 94% compraram recentemente itens de tecnologia recondicionados no passado recente. Mais de três quartos dos participantes afirmaram que provavelmente comprarão produtos recondicionados no futuro.

Mas além do valor quais são os outros fatores que podem impulsionar essa nova tendência?

Maior conscientização – nos últimos anos, estamos percebendo que existem aparelhos domésticos e de cozinha, TVs, vestíveis, câmeras digitais e outros bens de consumo populares disponíveis a preços baixos no mercado reformado. Tendo percebido que remodelado não significa usado ou quebrado, eles têm comprado esses bens. Outro mercado também que cresce são os produtos de segunda mão.

Desaceleração dos mercados – No mercado de telefonia celular, houve uma desaceleração significativa nos Estados Unidos e na Europa, o que obrigou os fabricantes a se renovarem. Ao renovar as redes móveis, os fabricantes e as lojas de reparos podem oferecer serviços de ciclo de vida completo e ajudar os consumidores a obter melhor valor pelo dinheiro em seus dispositivos.

Novas inovações – embora haja muitos fatores que podem ser responsabilizados pela desaceleração do mercado de tecnologia, os custos crescentes de novos dispositivos devido às novas tecnologias também desempenharam um papel importante na mudança para a renovação. Com empresas como Apple e Samsung introduzindo recursos brilhantes e inovadores como monitores, câmeras e processadores com cada vez mais frequência, os custos têm aumentado em linha com os preços e isso empurrou muitos consumidores para fora do mercado de novos dispositivos.

Concorrência – Com novos fabricantes de smartphones, como Oppo e Huawei, oferecendo telefones econômicos, as principais empresas tiveram que mudar para a venda de recondicionados para evitar a perda de participação de mercado e receita. Algumas das principais empresas, como Motorola, Apple e Samsung têm programas de reciclagem e devolução que aceitam tecnologia de consumo antiga, que pode ser consertada e vendida como reformada.

Será que em breve veremos esse tipo de comércio difundido aqui no Brasil?

Normalmente quando vou comprar um eletrônico eu dou uma corrida na OLX ou Mercado Livre. Ainda mais com o dolar nas alturas, pode ser uma boa comprar um computador ou celular de segunda mão. Lógico, é bom pesquisar sobre o tipo do computador ou celular que você vai comprar antes. Ver quais problemas normalmente eles podem ter com o uso e em quanto tempo de uso.

Esse que eu estou digitando esse texto eu comprei usado e ajudou em um casamento. Ainda tem muito recurso disponível que podemos utilizar . E Você, já comprou algum eletrônico refurbished ou usado?

Veja mais no nosso blog

Compartilhe!

Deixe um comentário

Rolar para cima