#09 - O Que são Microbeads? 2

#09 – O Que são Microbeads?

Pessoal fiquei chocado com isso! Mais uma descoberta, vocês sabem o que são os microbeads e seus impactos no meio ambiente?

Os microbeads são usados em pesquisas biomédicas e como um meio de esfoliação. A promessa de uma limpeza profunda que remove suave e completamente as impurezas da pele é o que nos incentiva a comprar produtos de beleza que contenham microesferas, mas também são encontrados em pastas de dentes, sabonetes, cremes faciais e corporais. São aquelas bolinhas dentro dos produtos, sabe?

Essas microesferas são partículas sólidas de plástico manufaturado que não se dissolvem, nem se degradam, na água. Muito pequenas, cerca de 1 a 5 mm de tamanho em alguns produtos, até menor.

Um único chuveiro com o uso de produtos pessoais contendo microesferas como sabonete líquido facial, gel corporal ou tubos de pasta de dente é equivalente a despejar 100.000 partículas de plástico no oceano. São então liberadas nos oceanos e ingeridas pela vida marinha.

Passaram-se décadas após a criação das microesferas antes que alguém realmente soubesse de seus efeitos ambientais nocivos e, quando aprendemos, trilhões dessas minúsculas partículas haviam sido lançadas no meio ambiente.

Os mais afetados são os peixes de água doce, por conta do tipo de alimentação, geralmente zooplâncton, acabam apenas por ingerir os microbeads. Tendo grande efeito para todo meio ambiente.

Segundo alguns estudos da Universidade Estadual de NYC, foram encontrados entre 1.500  e mais de 1 milhão de microbeads, por milha quadrada, nos lagos.

Até hoje, muitos consumidores ainda não têm ideia de que esse ingrediente é um grande fator de poluição. As microesferas são indiscutivelmente piores do que plásticos descartáveis, como garrafas e bolsas, são tão minúsculas que não podem ser filtradas e sendo quase impossíveis de remover da água, continuando a se acumular em nossos oceanos.

A única opção real que os consumidores têm para parar com essa poluição de micro plásticos é parar de comprar esfoliantes corporais, loções e produtos que contenham microesferas.

Referência de cores de microbeads

Vermelha está relacionada a produtos que contém polietileno (PE), polipropileno (PP), tereftalato de polietileno (PET), metacrilato de polimetilo (PMMA) e Nylon (PA) em sua composição.

Laranja, são produtos que contém um ou mais dos ingredientes polietileno (PE), polipropileno (PP), tereftalato de polietileno (PET), metacrilato de polimetilo (PMMA) e Nylon (PA), porém seus produtores prometeram eliminar gradualmente nesses produtos.

Então o que fazer?

Para começar, se você não tiver certeza que seus produtos de beleza contêm microesferas, verifique o rótulo e evite marcas e produtos com estes ingredientes : Polietileno (PE), Polipropileno (PP), Polietileno tereftalato (PET), Polimetilmetacrilato (PMMA ) e Nylon (PA).

O que governos e organizações estão fazendo sobre microesferas

De acordo com as Nações Unidas, existem mais de 50 trilhões de partículas micro plásticas no oceano; 500 vezes mais do que as estrelas da nossa galáxia. Enquanto isso, a Europa sozinha despeja cerca de 80.000 a 219.000 toneladas de micro plástico todos os anos.

A Plastic Soup Foundation , cuja única missão é remover resíduos plásticos dos oceanos, iniciou uma campanha em 2012 chamada Beat the Microbead . Desde o início desta campanha, 15 países já tomaram medidas para proibir as microesferas; a Holanda se tornou o primeiro país a proibir microesferas cosméticas em 2014.

Canadá, EUA, Suécia, França, Reino Unido, Escócia, Holanda, País de Gales, Coreia do Sul, Taiwan, Nova Zelândia, Irlanda do Norte e Austrália já baniram os microbeads

Na verdade, não precisamos dessas contas abrasivas sintéticas para esfregar. Existem toneladas de produtos que incluem alternativas ecológicas de microesferas feitas de ingredientes naturais como sal, açúcar, aveia e borra de café. Esses agentes esfoliantes são eficazes e têm muitos benefícios para a saúde que farão maravilhas para a sua pele.

Aproveitando pra fazer um jabazinho, temos os sabonetes de café da lojinhas da Marapicu e outros produtos da Atma Botânica, Chriss Grossi Vegan, Um Começo, Pio terra, Auromère Brasil.

Fontes:

https://ecowarriorprincess.net/2019/10/ban-microbead-countries-banned-hidden-plastics-beauty/

Microbeads
Microbeads

Compartilhe!

Deixe um comentário

Rolar para cima