#18 – Xampus sólidos, por que usa-los?

Por que devemos trocar os xampus líquidos por xampus sólidos?

Estou passando aqui para falar um pouquinho dos xampus sólidos. No começo da Vida Liberta eu não sabia que existia esse tipo de xampu. E ficava me questionando por que deveríamos trocar os nossos xampus.

Quando falamos de impactos ambientais, esquecemos das coisas práticas do dia a dia. Por exemplo, é muito legal você levar seu copo sustentável para beber alguma coisa pela rua. Eu estou tentando trazer para minha realidade isso, mas sendo bem sincero. Já perdi vários copos, as vezes esqueço de levar para rua. E sempre fico meio que me cobrando isso.

Mas eu tinha o hábito de usar xampus normais, nunca fui muito de me ligar nisso (mentira sou sim). Mas passei um tempo usando xampus sólidos. Quando ouvi um comentário sensacional da Priscila da Lojinha Marapicu. Falando que xampus comuns são líquidos por conta da adição de água para transformando-o assim em uma solução. Eu achei sensacional essa colocação. Pelas aulas que tíve de química na faculdade, fazia total sentido. E lógico o sólido é muito mais “denso” que o líquido. Durando muito mais, a água para a solução já está no banho.

Ele é composto por óleos naturais que passam por um processo chamado saponificação, existem alguns que não são saponificados. Os naturais são geralmente formulados a partir da saponificação de gorduras e óleos, sendo compostos de sais de ácidos graxos e glicerina é obtida naturalmente durante o processo.

Xampus sólidos
Nossa produtora da Bio Marapicu e seus shampoos e condicionar sólidos

Além disso, descobri sobre os produtos que a indústria pode colocar no nosso xampu convencional, principalmente os microbeads. Então eu passo aqui as 3 dicas que convenceram de adotar o xampu natural.

  1. Xampus sólidos são realmente é mais econômico

Apesar de ter “pouco cabelo” eu exagerava no xampu quando ia usar o líquido. E percebi que passo uma ou duas vezes no cabelo e já faz um monte de espuma. Pelas minhas contas meu xampu dura de 3 à 4 meses. Só tem que ter cuidado para não colocar em uma saboneteira, porque se ele ficar molhado vai virar solução. E você pode perder um pouco do xampu.

  • É bem mais prático

Quem gosta de levar os seus cosméticos para viagens. Imagina agora, ter a certeza de que o seu xampu não vai vazar. Quem nunca sofreu com isso? Ou no próprio banho, quem nunca colocou mais xampu líquido na mão do que precisava? Ou derrubou xampu no chão porque ele estava escorrendo entre os seus dedos?

Ele ocupa menos espaço, também. Tanto na mala quanto no banheiro.

  • Você pode apoiar os pequenos produtores

Aqui na Vida Liberta temos vários produtores locais que produzem esses Xampus sólidos com muito carinho e cuidado. Além de ter certeza, que nenhum produto é testado em animais e não contém nenhuma exploração do trabalho. Isso também ajuda a economia local e tem ganhado mercado.

A escolha dos seus Xampus sólidos é igualzinha ao xampu líquido. Tem vários tipos de cabelos, e para cada cabelo existe um xampu específico. Essas dicas valem também para os condicionadores sólidos.

Como usar o Xampus sólidos?

1) Molhe os cabelos abundantemente.

2) Molhe o seu xampu sólido e com a ajuda das mãos faça espuma.

3) Aplique diretamente em cada parte do couro cabeludo. Procure movimentar o xampu sólido de maneira com que faça uma leve espuma.

4) Com a ajuda das pontas dos dedos, massageie o couro cabeludo (não use as unhas). Aproveite e espalhe a espuma pelos fios, delicadamente. Deixe agindo por alguns segundos.

5) Enxágue com delicadeza o cabelo e certifique-se da retirada de todo produto.

Essas dicas ajudam bastante na hora de lavar o cabelo, mas você também pode achar o seu jeito de fazer. E pode avisar a gente também 😀

Veja outras publicações do nosso blog.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Rolar para cima